Wiki Dobragens Portuguesas
Advertisement

Rádio e Televisão de Portugal, mais conhecida pela sua sigla RTP, é uma empresa pública de radiodifusão fundada em 2004 com a reestruturação e fusão da Radiotelevisão Portuguesa e da Radiodifusão Portuguesa numa única empresa.

Sobre

Antes do ano de 2004, a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Radiotelevisão Portuguesa (RTP), empresas públicas de rádio e televisão respetivamente, estavam separadas e eram entidades jurídicas independentes e distintas. Em 2004, foram reestruturadas e fundidas numa única empresa pública, prestadora do serviço público, a Rádio e Televisão de Portugal. Desde então, a sigla RTP passou a designar o grupo inteiro de Rádio e Televisão Públicas.

É membro fundador da União Europeia de Radiodifusão (EBU) e membro da Organização das Telecomunicações Ibero-americanas (OTI).

RTP-Produção

RTP - Produção (anteriormente conhecido por RTP - Meios de Produção ou apenas RTP) é o departamento da RTP responsável pela produção de programas e dobragens de séries. Foi fundado em 1989 e, em 2004, tornou-se no resultado da fusão da FO&CO com os estúdios da Edipim.

Dobragens

Artigo principal: Categoria:RTP-Produção
Artigo principal: Categoria:Fo&Co

Elenco Residente

Equipa

  • António França
    (Produtor Delegado)
  • Paula Lopes
    (Produtora)

Trivia

  • A RTP deteve o monopólio na televisão portuguesa até 1992, ano em que a SIC começou as suas emissões regulares, seguido da TVI no ano seguinte.
  • As dobragens da RTP normalmente são feitas para os canais do próprio grupo, como a RTP1 e a RTP2, embora algumas destas também já puderam ser ouvidas em canais por cabo e satélite, como o Canal Panda, o Biggs e o Cartoon Network.
  • A sua estreia como estúdio de dobragem foi na série portuguesa Rua Sésamo.
  • Até à data, este é o estúdio de dobragem há mais anos no ativo, em Portugal.
Advertisement